quarta-feira, 20 de outubro de 2010

bullying- violência nas escolas


Figura 1: Tirinha sobre Violência em sala de aula
Roteiro de Discussão:
  • O que vocês observaram na imagem?
  • Qual assunto é abordado na Tirinha?
  • O que acontece quando o professor faz a chamada?
  • Vocês acham que isso realmente acontece na sala de aula?
  • Em nossa escola vocês já viram algum ato de violência contra um colega ou professor?     
É fundamental que neste momento todos aqueles que se sentirem à vontade, possam expressar suas opiniões!
Atividade 1   
Dando prosseguimento a atividade anterior, o professor deverá pedir para que as duplas procurem no dicionário impresso ou digital (na Internet, por exemplo) o significado da palavra Violência.       
Violência:
Roteiro de Discussão:
  • O que vocês acham da Violência no contexto escolar?
  • A violência está presente no contexto escolar? Como?
  • Em que ações ela pode ser vista?
  • O que vocês acham da Violência na escola? Por quê?       
Atividade 2
Neste momento, o professor deverá pedir para que cada dupla pesquise em sites da internet, de acordo com o roteiro postado abaixo, em sites da internet reportagens que abordem o assunto de Violência no Contexto Escolar.  
Roteiro de Pesquisa: 
  • Título do artigo
  • Qual e como foi o ato de violência?
  • Qual o motivo da agressão?
  • Qual(is) a(s) justificativa(s) do agressor?
  • Qual(is) a(s)  Idade(s) do(s) agressor(es)?
  • Qual(is) foi (foram) a(s) pessoa(s)  agredida(s)?   
Abaixo sugerimos alguns links de sites para a realização da pesquisa.     
Sugestões de links para a pesquisa   
.     
Atividade 3    
Dando prosseguindo à aula, o professor deverá apresentar para os alunos o vídeo “Bullying” (Fig.3),  com duração de 02 minutos e 07 segundos.   
Link do vídeo “Bullying”: http://www.youtube.com/watch?v=6SMkM066Aec&feature=related                    

Figura 3: Imagem do vídeo “Bullying”     
Roteiro de Discussão sobre o Vídeo: 
  • O que vocês acharam do vídeo?
  • Sobre o que foi tratado no vídeo? O que entenderam do que foi abordado neste?
  • Vocês conhecem alguém que já foi ou é vítima de Bullying?
  • E você, já foi vítima de Bullying? Se sim, como se sentiu?
  • Vocês já ouviram falar, em jornais, revistas entre outros, sobre violência contra o professor?
  • O que vocês acham quando alguém, por exemplo, um colega de sala, é mal educado com você mesmo, ou com o professor? Como você se sente quando isto acontece? E o professor, como deverá se sentir?      
Observamos que este é um importante momento, pois além de socializar as informações, pontos de vista, possibilita que dúvidas sejam esclarecidas, bem como que conceitos errôneos e ou preconceituoso possam ser trabalhados (corrigidos), além de estar trabalhando a oralidade, o senso crítico e argumentativo dos alunos.    
Atividade 4   
Finalizando a aula, o professor deverá mostrar para a classe a imagem (Fig. 4) abaixo.       
     
Link da reportagem “Bullying”:               

  
Roteiro de Discussão:  
  • O que significa a palavra “Bullying”?
  • Quais os locais onde o Bullying pode ocorrer?
  • O que significa o Bullying direto?
  • O que significa o Bullying indireto?
  • Cite alguns exemplos de Bullying.
Após a discussão o professor deverá pedir para que cada dupla apresente oralmente o que compreendeu sobre o conceito de “Bullying” e como o mesmo pode ser praticado.
Recursos Complementares
Os links abaixo se referem ao conceito de Violência na escola:  
Avaliação
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o que é e como pode ocorrer a violência no contexto escolar, bem como o  que é Bullying (um tipo de violência comum no ambiente escolar) e formas de resolver esta problemática

Nenhum comentário:

Postar um comentário